Ricardo Araujo
Ricardo Araujo é mestrando em Cultura e Sociedade (UFBa) com pesquisa nas áreas da Animação, Cultura pop, Audiovisual como tecnologia social, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Atualmente pesquisa o mercado de animação em Salvador, financiada pela CAPES. Em 2010 fundou o canal Icon Estúdio no YouTube, hoje o canal tem mais de 67 conteúdos produzidos incluindo, animação e curta-metragem de ficção e documentário.
Atua como roteirista de ficção e ficção seriada um destaque para filmes de animação.
É autor de vários projetos de animação, e artigos sobre o cinema de animação e cultura pop, sendo selecionado para mais de 12 festivais com curtas-metragens autorais. É editor de vídeo escreve para diversos gêneros do audiovisual, fantasia, drama, aventura e principalmente para a animação voltados para o público infantil e jovem adulto.

Principais projetos
Projetos desenvolvidos por Ricardo

“As Aventuras Ecológicas de Nina” é uma série de animação
com sete episódios voltada para o público infantil. Cada
episódio apresenta um dos seis biomas brasileiros listados
sob ameaça segundo o site do Ministério do Meio
Ambiente: Amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica,
pampa e pantanal.

Em uma pequena cidade, um menino descobre um misterioso jardim, onde ele conhece diversos seres incríveis que o ajudam a encontrar soluções para tentar salvar o jardim, que está sendo destruído devido às ações humanas. Ele precisa encontrar a rainha da primavera para descobrir o antídoto que ressuscita o jardim.

O longa-metragem Stella, é uma animação de 70 minutos voltada para o público juvenil, de 11 a 15 anos. O filme, protagonizado pela Jovem Stella e sua amiga Coruja, se passa no sul da Bahia e visa tratar de questões relacionadas à saúde mental na adolescência, tendo como foco principal o sentimento de solidão. O tema é abordado de forma lúdica a partir do relacionamento entre a menina, a coruja e os elementos da natureza

O documentário Acúmulos, têm por objetivo proporcionar ao público vivenciar os excessos da sociedade contemporânea e seus reflexos no meio ambiente e na sociedade.

Evangeline é uma jovem que teve seus sonhos raptados e presos por uma criatura sombria, que tem enormes garras e usa uma capa preta para não revelar a sua face. Essa criatura leva os seus sonhos para um universo alternativo, nesse outro universo, a garota conhece diversos seres vivos e estranhos que ela já tinha visto em algum de seus sonhos. Seu desafio nesta terra de pesadelos é enfrentar o seu próprio medo para chegar até a criatura maléfica que mantém os seus sonhos em cativeiro e libertá-los para ela voltar para o seu mundo. Mas, conseguir a chave que abre a porta para ela voltar para casa requer um preço que Evangeline precisa pagar.

Um documentário que oferece um olhar inédito e imersivo nas animações produzidas no estado da Bahia, que mostra os trabalhos que são feitos em vários estilos de animação com realizadores de cinema, dirigentes de produtoras e pesquisadores. Com este trabalho pretende-se oferecer contribuições para os estudos de animação no estado da Bahia.
Histórico profissional
2021
OFICINA DE INTRODUÇÃO A ANIMAÇÃO EM STOPMOTION
OFICINA DE INTRODUÇÃO A ANIMAÇÃO EM STOP MOTION. Curso de curta duração ministrado/Extensão, através do Mostra em curtas da Universidade Federal de Uberlândia
2023
O projeto Bandeira Animada, pretende realizar uma releitura da bandeira do Brasil, através de um gif animado de dez segundos, que ficará disponível no canal da Icon Estúdio no YouTube.
-
Função: Animador
2015
DESENVOLVEM AÇÕES DE EXTENSÃO NO ÂMBITO DA CRIAÇÃO
ACCS - Memória Social: Audiovisual como tecnologia socia: Realização de audiovisual em software livre focadas no tema memórias e identidades
2019
Acúmulos foi um projeto realizado através do edital PIBIEXa 2019, da Universidade Federal da Bahia, e contemplou a realização de coleta de lixo em praias de Salvador e a produção de um documentário sobre o descarte inadequado de lixo nos oceanos, que foi apresentado no Congresso UFBA 70 anos. Além da produção audiovisual, o projeto também realizou ações de educomunicação no CMEI Tertuliano de Góes no Alto das Pombas em Salvador, com crianças de 04 e 05 anos. Através do diálogo com as crianças e com a escola, e utilizando elementos do audiovisual, a equipe buscou contribuir para a educação e consciência ambiental dos estudantes.
Artigos
Este trabalho investiga os grupos identitários auto denominados Nerd/Geek presentes na sociedade soteropolitana contemporânea, a partir de entrevistas com pessoas que organizam e participam de eventos Nerd/Geek em Salvador.
O presente artigo discorre sobre a série Heartstopper da Netflix, que conta a história do casal adolescente LGBTQIA + Charlie e Nick, e que se tornou uma das produções mais assistidas da plataforma durante o primeiro semestre de 2022
Este é o relato da experiência de realização do projeto Acúmulos, realizado por estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir do edital do Programa Institucional de Bolsas de Experimentação Artística UFBA - Pibexa.
Este artigo tem o objetivo de analisar brevemente, o longa-metragem animado, O boi Aruá, de Francisco Liberato de Mattos, mais conhecido como Chico Liberato, artista plástico e cineasta de animação. Serão abordados aspectos de representações cinematográficas e identitárias do sertão nordestino, por meio do desenho animado de Liberato, observando como Liberato aproxima suas animações das características culturais identitárias do Brasil, estudando os desenhos e os elementos da linguagem visual que o artista utiliza dentro da narrativa de sua obra fílmica.